Portal News:

O JOVEM CRISTÃO E A UNIVERSIDADE




Por Eliseu Rosa


Quando falamos em um jovem cristão ir para a universidade, logo nos atentamos para que ele não seja influenciado por ensinos anti-bíblicos e não se desviem do caminho de Deus. Há jovens que são até orientados a se dedicarem apenas às “coisas de Deus” e não darem prosseguimento aos estudos, mas, na verdade, o Senhor quer que sejamos “luz e sal da terra” (Mateus 5: 13-16).


" Os jovens têm a missão de serem transformadores de uma sociedade corrompida, portanto, não devem se alienar".


A Palavra de Deus é a Verdade e nela não há engano! Porém como pregar a Verdade num mundo morto no pecado sem se contaminar com ele? Conhecendo e praticando a Verdade!


Mas será que fé e educação são coisas contraditórias? Por que muitos jovens entram em crise espiritual quando entram nas Universidades?


Numa busca mais detalhada na história da ciência e da educação, podemos perceber que esta divergência não existia no início e se analisarmos o ponto fundamental desta divergência, veremos claramente a ação do espírito do anticristo.


Francis Schaeffer afirma que “os primeiros cientistas modernos alimentavam a convicção, em primeiro lugar, de que Deus proporcionou o conhecimento ao homem através da Bíblia – conhecimentos acerca do próprio Criador e também acerca do universo e da história”. Porém, atualmente, sentimos uma guerra, um confronto entre ciência e religião que provoca e desafia a fé. Sabemos que existe hoje um mito chamado “neutralidade acadêmica”, ou seja, não existe, na verdade, um ensino que não traga em si uma crença.


Veja o que diz Gordon Clark: ... as escolas não são, obviamente, cristãs. Mas, com semelhante obviedade, não são neutras. As Escrituras dizem que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria – parte essencial do conhecimento; mas as escolas, omitindo todas as referências a Deus, passam aos alunos a noção de que o conhecimento se obtém sem qualquer relacionamento com Deus. Elas ensinam, na realidade, que Deus não tem qualquer controle sobre a história; que não existe qualquer planejamento nos eventos operados por Deus; e que Deus não preordenou qualquer acontecimento...


As escolas não são, nunca foram, nunca poderão ser neutras. O sistema escolar que ignora a Deus, ensina seus alunos a ignorarem a Deus. Isso não é neutralidade, é a pior forma de antagonismo, porque julga que Deus não é importante; que ele é irrelevante à raça humana. Isso é ateísmo.


Percebemos que o cristão sente-se intimidado pelo ambiente educacional e procura omitir-se, esconder-se. A verdade apresentada é totalmente oposta ao que lhe foi apresentado na igreja. Diante da necessidade de ser aprovado, o aluno precisa declarar “verdadeiro” aquilo que é falso e totalmente “enganoso”. Trata-se, como Gordon afirma, de um ateísmo sendo pregado, uma vez que excluem a Deus e colocam a razão humana acima da sabedoria de Deus.


Sabemos que a relação conflituosa entre esses dois temas na educação começa muito antes da Universidade, desde os fundamentos na educação infantil, porém vem culminar quando este jovem já está entrando numa nova etapa de sua vida. Etapa de definições e de decisões, portanto, é nesta época que ele vai começando a se posicionar em relação à sua vida, ministério e profissão.


Portanto o jovem cristão precisa estar "bem firmado na Palavra", crer que ela nos revela a verdade de Deus e, sem duvidar, buscar os fundamentos bíblicos que irão dar toda base para que ele seja um pesquisador, um cientista, enfim, um profissional de qualquer área, mas que através de sua atuação, a glória do Senhor seja revelada.


Aos nossos jovens cristãos deixo as palavras de João: “Jovens, eu lhes escrevi porque vocês são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece em vocês venceram o Maligno.” (1 João 2.14b NVI).


Faça sua parte, não se intimide, muitas pessoas precisam de Cristo Jesus e só poderão conhecer Ele através de alguém, neste caso, VOCÊ!


Deixe seu comentário abaixo.


Que Deus abençoe grandemente!
SIGA-NOS NO TWITTER: twitter.com/eliseurosa

Um comentário:

Quelvin Jornada disse...

Hooow, cara eu amei o post. Eu estou entrando na facul agora e isso me ajudou muito! Oremos para que os jovens sejam sal e luz e cumpram op IDE de Jesus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

© Copyright Vida Cristã e igreja- PORTAL DISCÍPULOS 2015 | Design by K8 Informática |Powered by Portal Discípulos.